A conquista da Persia, em 651, abre para a civilização islâmica as portas do Oriente. A fé em Allah entra assim em contato com a vigorosa tradição intelectual e artística das dinastias fundadas por Ciro, o Grande. Mas também passa a trilhar rotas percorridas por caravanas de longa distância e se difunde entre a população asiática – turcos, afegãos, indianos. O curso percorre seis cidades legendárias para verificar como o Islã extrapola sua origem árabe para se converter numa mensagem política, religiosa e estética impregnada de conotações orientais.

Docente: PLINIO FREIRE

 

Plínio Freire Gomes – mestre em história pela USP. Viveu dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis anos no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Centro Universitário Maria Antonia/USP e Instituto da Cultura Árabe. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos e Irã. Autor de Um herege vai ao paraíso: cosmologia de um ex-colono condenado pela Inquisição (1680-1744) (Cia. das Letras, 1997).

13/06: Samarkand, os conquistadores nômades: Genghis Khan e Timur Lenk.
Fim da Idade de Ouro do Islã e a Pax Mongólica. Interfaces com a arte chinesa. O pensamento político de Ibn-Khaldum. Sécs. XII-XV.

20/06: Delhi, o Império Mogol e subcontinente indiano.
O Islã como minoria religiosa e o sincretismo hindu-islâmico. Sultanato de Delhi e os mongóis de Timur Lenk. Sécs. X-XVII.

27/06: Isfahan, a Pérola do Islam.
A antiga civilização persa aclimata-se ao Islam. Arabescos e azulejos somam-se em ornamentações de insuperável esplendor. Sécs. XI-XVIII.

Quando: 27 de junho, 3ªs feira
Horário: das 14h30 às 17 horas
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 2º andar. Metrô Brigadeiro. Estacionamento conveniado: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.
Aula avulsa: R$ 75,00 (mediante inscrição prévia)

Formas de pagamento:
PagSeguro ou Depósito/transferência bancária: Santander ag. 4779 c/c 01027512-7  HADJULIEN CPF 076555268-00, (comprovante para cursos@lentecultural.com.br)

Preencha o Formulário para Inscrição e você será direcionado para o PagSeguro.

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.