O Vale do Indo, ao lado do Egito e da Mesopotâmia, completa a tríade das grandes civilizações do Mundo Antigo. Mas foi, das três, a que se enraizou com maior tenacidade e amplitude, dando origem a religiões ainda hoje plenamente ativas, como o Hinduísmo, o Jainismo e o Budismo. Vários povos estrangeiros se viram atraídos por suas riquezas – como os gregos, os citas e os hunos – sem que nenhum deles alterasse os valores e o modo de vida original. A exceção viria apenas no séc. XIII, quando uma dinastia muçulmana se estabeleceu em Delhi. A coexistência entre estas duas matrizes históricas tão distintas, em grande parte antagônicas, é fundamental para compreendermos o que é a Índia moderna.

05/12: Primórdios: do Hinduísmo ao Budismo

A domesticação do búfalo. Os primeiros cultivos (ervilha, sézamo, tâmara) e o surgimento de cidades altamente organizadas. O “igualitarismo” social e as redes comerciais (em busca do lápis-lázuli). As invasões arianas e o declínio da civilização védica: surgimento da extratificação em castas. A Idade de Ouro da cultura Hindu. A Segunda Urbanização e o surgimento do Budismo. O sistema arquitetônico do Vastu Shastra.

12/12: Índia islamizada

O sultanato de Delhi. Redes comerciais e a integração do subcontinente indiano a uma economia em escala mundial. Crescimento econômico e demográfico. As invasões mongólicas e o Império Mughal. Alianças e crescente fortalecimento dos poderes locais:  o mundo dos maharajas. Os Sikhs e a mediação entre Hinduísmo e Islam.

 Docente: PLINIO FREIRE GOMES

Mestre em História pela USP. Viveu dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis anos no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Centro Universitário Maria Antonia/USP e Instituto da Cultura Árabe. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos e Irã. Autor de Um herege vai ao paraíso: cosmologia de um ex-colono condenado pela Inquisição (1680-1744) (Cia. das Letras, 1997).

Quando: 05 e 12/12, 3ª feiras
Horário: das 19hs às 21h30
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, 2º andar. Elevador no térreo do edifício. Estacionamento conveniado: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.
Investimento: R$ 130,00 (curso integral); R$ 75,00 (aula individual)

Formas de pagamento:
PagSeguro ou Depósito/transferência bancária: Santander ag. 4779 c/c 01027512-7 HADJULIEN CPF 076555268-00, (comprovante para cursos@lentecultural.com.br)

Preencha o Formulário para Inscrição e você será direcionado para o PagSeguro.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.
Formulário para Inscrição: