ENCONTROS DE LEITURA
Obra a ser analisada: Em Alto-Mar – Uma travessia de emigrantes italianos
Autor: Edmondo De Amicis (Editora Nova Alexandria, co-edição Istituto Italiano di Cultura de São Paulo

Comentários da tradutora: ADRIANA MARCOLINI
 Em Alto-Mar é o primeiro romance da literatura italiana da emigração e nunca havia sido publicado no Brasil. Toda a narrativa se passa a bordo do navio em que De Amicis viajou de Gênova para Montevidéu, em 1884. Foram 22 dias de travessia. Na terceira classe viajavam 1600 emigrantes italianos com destino à Argentina. De Montevidéu os passageiros atravessaram o rio da Prata em embarcações menores rumo a Buenos Aires.
As condições da viagem transoceânica dos emigrantes italianos que iam para a Argentina e para o Brasil eram semelhantes. Não era raro o surgimento de epidemias que resultavam em mortes a bordo. As mortes, porém, conviviam com os nascimentos de bebês, também registrados durante as longas travessias. Os navios dos emigrantes eram como cidades flutuantes. Transportavam os mais variados tipos e revelavam uma faceta da miséria humana. Houve vários casos de naufrágios.
Quando foi lançado na Itália, em 1889, Sull’Oceano teve dez edições em apenas duas semanas. Um verdadeiro best-seller. A obra foi recebida com extrema curiosidade pelas elites italianas da época, ávidas por entender o grande fluxo emigratório que deixava a Itália, justamente poucas décadas depois de o país ter finalmente conquistado sua unificação política e territorial, em 1861.

A compra do livro na Livraria Martins Fontes terá 10% de desconto.
Formulário de Inscrição: