Na imagem, a primeira é ‘Leitora’, de Anita Malfatti s/d e a segunda é  ‘Saudade’, de Almeida Júnior (1892). Há conceitos e temas que, importantes para a definição do Romantismo, ressurgem na formação do movimento Modernista. Essa retomada revela ideias cruciais para as duas escolas e permite a identificação de pontes e continuidades no grande arco temporal de um século. Forjados no século XIX, temas, ideias e questionamentos são trazidos à tona pelos Modernistas e ressurgem com força no século XX. A palestra ‘Pontes entre o Século XIX e o Século XX: A Literatura e a Pintura no Brasil’ reflete sobre as inquietações comuns a Românticos e a Modernistas brasileiros para compreender melhor a arte brasileira.

Palestrante: Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel – tem pós-doutorado em História pela USP, é docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás – UEG, pesquisadora residente da Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP e doutora em Literatura Brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle.

 

 

 

 

Quando: a definir
Horário: a definir
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, 2º andar. Estacionamento conveniado: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.
Investimento: R$ 45,00
Formas de pagamento: PagSeguro ou Depósito/transferência bancária: Santander ag. 4779 c/c 01027512-7  HADJULIEN CPF 076555268-00, (comprovante para cursos@lentecultural.com.br)

Preencha o Formulário para pré-inscrição.