Em 1860 um viajante descreve São Paulo, a nona cidade em população no Brasil, como sendo ”triste, monótona e desanimada”. Na década de 1920, com o café representando 70% do PIB nacional, o estado se tornou “a locomotiva do Brasil”, e sua capital, segunda maior cidade do país, é um verdadeiro organismo vivo, pujante, em constante movimento e transformação. Nesta palestra, ricamente ilustrada com imagens de época e apresentada de maneira informal e participativa, discutiremos as idéias, projetos e realizações que marcaram esse período em que São Paulo passa… de villa a metrópole.

Palestrante: VIRGINIO MANTESSO NETO

Geólogo, Historiador, Guia de Turismo e descendente de imigrantes italianos. Tem, entre outros, particular interesse pela história da cidade de São Paulo (incluindo seu patrimônio geológico construído), pela imigração italiana na cidade e estado de São Paulo, por fazendas de café e pela genealogia. Ministra palestras e cursos sobre esses temas. Organiza e acompanha viagens culturais no estado de São Paulo, Brasil, e Europa, com ênfase na Itália.

Quando: 29/11, 4ª feira
Horário: das 19hs às 21h30
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, 2º andar. Elevador no térreo do edifício. Estacionamento conveniado: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.
Investimento: R$ 45,00

Formas de pagamento:
PagSeguro ou Depósito/transferência bancária: Santander ag. 4779 c/c 01027512-7 HADJULIEN CPF 076555268-00, (comprovante para cursos@lentecultural.com.br)

Preencha o Formulário para Inscrição e você será direcionado para o PagSeguro.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.
Formulário para Inscrição: