No mundo da cultura, certas obras possuem relevância incontestável. Ao personificarem momentos críticos da civilização, elas passaram da condição de artefatos a “ícones”. Sua influência foi tão eminente que hoje fazem parte de um patrimônio quase universal. O problema é que estamos tão familiarizados com elas que quase sempre ignoramos seu significado. “História em ícones” é uma série de encontros que possui três objetivos: 1) resgatar a relação entre estas imagens cruciais e seu contexto histórico; 2) descobrir o sentido original; 3) entender por que não saem da nossa cabeça.

1º Encontro: BUSTO-RETRATO DE NEFERTITI

Desde sua descoberta em 1912, esta obra-prima tornou-se uma das encarnações mais sublimes da beleza feminina. Mas ela também nos dá acesso ao período de máxima expansão territorial do Egito Antigo.

Palestrante: PLINIO FREIRE GOMES

Mestre em história pela USP. Viveu dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis anos no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Centro Universitário Maria Antonia/USP e Instituto da Cultura Árabe. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos e Irã. Autor de Um herege vai ao paraíso: cosmologia de um ex-colono condenado pela Inquisição (1680-1744) (Cia. das Letras, 1997).

 

Quando: 20 de setembro, 4ª feira

Horário: das 19hs às 21h30

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, 2º andar. Estacionamento conveniado: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.

Investimento: R$ 45,00

Formas de pagamento:
PagSeguro ou Depósito/transferência bancária: Santander ag. 4779 c/c 01027512-7  HADJULIEN CPF 076555268-00, (comprovante para cursos@lentecultural.com.br)

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.

Preencha o Formulário para Inscrição e você será direcionado para o PagSeguro.