Tarsila do Amaral, Carnaval em Madureira, 1924, 76x63c

A exposição Tarsila Popular, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, reúne até 28/07, 120 obras, dentre as quais algumas emprestadas por museus internacionais.

A palestra dará uma visão da vida e obra da pintora brasileira, Tarsila do Amaral (1886-1973), para leigos ou iniciados. Tarsila viajou muito, frequentou o melhor ambiente artístico, tanto em Paris como em São Paulo, e a conversa enfoca esse universo, muitas vezes desconhecido pelo público. Foram, justamente, os melhores anos de sua vida e obra, os anos de 1920, a Pauliceia Desvairada em São Paulo e, na França, Les Années Folles, os anos loucos!

Tarsila incorpora as vanguardas europeias e encontra uma forma de manter em diálogo o que vê e apreende, com as tradições nacionais. O resultado é uma obra que ultrapassa as fronteiras e representa uma “brasilidade”. Cria livre e autenticamente, traduz para o mundo o Brasil caipira, entre o rural e o urbano; o Brasil moderno, entre as questões sociais e o papel da mulher na sociedade do século XX; o Brasil “azul e rosa e verde para sempre”, como escreve Carlos Drummond de Andrade em seu poema Brasil/Tarsila, cujos versos emprestam o título da palestra:

Tarsila

amora amorável d’amaral

prazer dos olhos meus onde te encontres

azul e rosa e verde para sempre.

Palestrante: ELISABETH LEONE

Sóócia da produtora de comunicação Se Joga Beth e Head de Cultura. Doutorado em Comunicação e Semiótica, Curadora de Arte e especialista em teoria da imagem, com mais de 30 anos de experiência com cursos e palestras. Foi curadora do Espaço de Artes Unicid, com mais de 40 exposições realizadas.

Quando: 27/06, 5ª feira, das 19h30 às 21h30

Local: Espaço Lente Cultural – Faria Lima, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1690, 4ª andar, conj. 41. Fácil estacionamento na Rua Coronel Irlandino Sandoval. Estacionamento Calcenter, Av. Brig. Faria Lima, 1912. Metrô Faria Lima (duas quadras).

Investimento: R$ 85,00

Pré-inscrição através do preenchimento do Formulário para Inscrição (abaixo), onde são apresentadas orientações para pagamento através de transferência/depósito bancário ou PagSeguro.

A inscrição somente será confirmada após o envio de comprovante de transferência/depósito bancário para cursos@lentecultural.com.br

Data limite para inscrições: 25/06, 3ª feira, às 17hs.

Vagas limitadas.

A efetiva realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de inscritos. Não deixe para fazer sua inscrição no último momento, pois isso poderá levar à não-realização do evento.