Cinco décadas atrás, o reformismo autocrático do xá submergiu ante a revolução dos aiatolás. Mas, e agora? Por onde caminha o Irã, com sua juventude vibrante e sua bem armada estrutura militar? Os encontros apresentam os dilemas de um país entre a tradição e a mudança, ao alcance de uma arma atômica, o que torna mais séria a questão.

Quando: 01 e 02/10: 2ª e 3ª feira, das 19h30 às 22hs

01 /10, 2ª feira :  A Modernidade ao açafrão: reformismo e antirreformismo dos Qajar aos Pahlavi.

02/10: 3ª feira: Todo poder a Khomeini. Da revolução islâmica à guerra de salvação nacional. O Irã hoje.

Docente: Plinio Freire Gomes

É autor de O herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Lecionou no Masp, Mam, Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia e Instituto de Cultura Árabe. Há cinco anos coordena o grupo de estudos em arte na Biblioteca do Masp, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista, mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.

Local: Espaço Lente Cultural – Faria Lima, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1690, 4ª andar, conj. 41. Fácil estacionamento na Rua Coronel Irlandino Sandoval. Estacionamento Calcenter, Av. Brig. Faria Lima, 1912. Metrô Faria Lima (duas quadras).

Investimento:  

Curso integral (2 encontros): R$ 150,00

Aula avulsa: R$ 85,00

Pré-inscrição através do preenchimento do Formulário para Inscrição (abaixo), onde são apresentadas orientações para pagamento através de transferência/depósito bancário.

Dados bancários: ITAÚ ag. 3242 c/c 15391-8 HADJULIEN CPF 076555268-00

A inscrição somente será confirmada após o envio de comprovante de transferência/depósito bancário para cursos@lentecultural.com.br

ATENÇÃO: Vagas limitadas.

A efetiva realização de cada curso está condicionada a um número mínimo de inscritos. Não deixe para fazer sua inscrição no último momento, pois isso poderá levar à não-realização do curso. 

Formulário para Inscrição: